Piso Salarial do Sociólogo (a)
Atualmente, apenas engenheiros e arquitetos possuem um piso salarial nacional regulamentado, conforme a Lei 4.950-A/66, que estabelece os seguintes valores: para seis horas diárias de trabalho, 6 (seis) salários-mínimos; para sete horas, 7,25 salários-mínimos; e para oito horas diárias, 8,5 salários-mínimos.
No caso dos sociólogos e sociólogas, foi aprovado no XIV Congresso Nacional dos Sociólogos, realizado em abril de 2008, em Natal-RN, um indicativo de Piso Nacional Unificado de 6 (seis) salários-mínimos. Com base no salário-mínimo vigente em janeiro de 2025 (R$ 1.509,00), esse valor corresponde a R$ 9.054,00. Essa proposta se fundamenta nas experiências dos profissionais de Sociologia e Ciências Sociais em diversas áreas de atuação e no cálculo do salário-mínimo necessário, conforme estimativas do DIEESE.
A ANASO.BR segue comprometida com a luta pela regulamentação do piso salarial nacional da categoria, visando garantir maior reconhecimento e valorização dos sociólogos e sociólogas no mercado de trabalho e nas políticas públicas.